Ao cheiro do limão e ao sabor da vida
Senti o cheiro do limão siciliano que mamãe cortava na cozinha para preparar o almoço, enquanto eu lia meu livro. O dia estava atípico; sereno. Um vento frio batia no começo de tarde e eu pude sentir o cheiro da vida que ele trazia consigo. Sorri, apenas por ter olhado para o céu e pensado o quão imenso ele pode ser comparado ao meu simples ser. Uma certa alegria me contagiava internamente. Levantei. O livro, apesar de maravilhoso, não prendia mais a minha atenção. O dia bonito la fora a roubou, bruscamente até. Cheguei na cozinha e vi que mamãe preparava um daqueles quitutes.
Mamãe tem o dom dos sabores. Na cozinha ela encanta a boca de qualquer um. Tenho aprendido com ela um pouco da combinação dos cheiros e das cores. Dos aromas. Das misturas. Do açúcar que adoça a vida e o coração. Vi o limão, aquele que despertou a minha atenção para o dia lá fora. Como uma coisinha tão pequenininha e amarela pode ter um cheiro tão bom? Abri a tampa da panela. O vapor quente embaçou os meus óculos. Apesar de não ver, pude sentir o sabor que dali saía. Pouco tempo depois vi o que havia de tão saboroso ali dentro. Percebi então que mamãe misturava além de temperos exóticos, ervas, grãos e legumes, o amor. O prazer por fazer aquilo, que a encanta, me encanta, nos encanta.
O dia então sorriu para mim assim como eu lhe fiz. Ao sabor da vida, ao cheiro do limão siciliano, ao prazer do dia, à misturas de sabores, alegrias e sonhos.
Viajei aí ó!
ResponderExcluirRafa linda, tuas palavras me fizeram recordar das nossas "gastronomias" em família.
O agito do preparo, o preparo agitado, os pequenos zoando, tua Mãe escolhendo, os cheiros, aromas, as palavras, a música.
Temperando os sabores e saboreando os temperos.
O prazer de estarmos juntos e a fé em que tudo isso seja eterno!
TE AMO.
Um CHEIRO em Vc com SABOR de vida!!!!
Rafa, eu já te disse que, pra mim, cozinhar é uma das coisas mais bonitas que existe, né?
ResponderExcluirAgora... achar a poesia no barulhinho dos talheres, no cheiro vindo da panela, na cor amarela do limão siciliano é a coisa mais bonita! É permitir-se encantar... E eu fico tão, tão feliz de te ver encantada com a vida! (Porque a vida é, apesar de tudo, esse encanto só!).
Continue sempre, encantada e encantando...
Um beijão, flor!
Rafinha,
ResponderExcluirfiquei emocionada com suas palavras, foi realmente O meu presente do dia das mães! Puxa... não imaginava que você tinha essa percepção tão profunda das nossas alquimias na cozinha! adorei, amei, chorei, e agradeci a Deus por ter me dado um presente tão valioso na vida, que é você, meu anjinho! que filha maravilhosa é você! te amo, amo, amo, amo, amo, amo,amo e sou sua fã! beijos
*_*. Seus textos são muito feras ;)
ResponderExcluirentro no meu computador, e o Ó DO BOROGODÓ estava como últimas páginas! me deparei com um texto lindo! realmente, rafa, a cozinha é uma das pequenas coisas que também me dar mais prazer. nada melhor do que uma manteiga na panela, um alho refogando, chocolate derretendo. como você disse: cores, sons, cheiros e sabores que fazem a vida. linda!
ResponderExcluirfiquei com fome agora :l
ResponderExcluirOi, Florzinha,
ResponderExcluirGostei de ver você desabrochando este seu talento maravilhoso de transformar em palavras as alegrias e as sutis maravilhas da vida.
Receba o beijo, o abraço e as bênçãos da madrinha que te ama muito.
Cristina
De fato, sua mãe tem um dom na cozinha!
ResponderExcluirAinda bem que voce puxou varios dons dela, assim nas nossas reunioes alguem pode me impedir de estragar a sobremesa todas as vezes que a gente for fazer alguma coisa! hahaha beijo amiga linda